sexta-feira, junho 24, 2011

eu errei? eu não sei? você sabe?

Tese, antítese, síntese.
A dialética é isso. Consiste num ciclo, ou melhor, numa reciclagem de saberes.
A discussão consigo ou com outros tem que estar sempre aberta. O que parece verdade hoje, amanhã poderá ser vista como uma verdade incompleta ou até mesmo completamente errada.
O céu é azul, mas nem em todos os dias o é.
Sábio é identificar as exceções para as regras e utilizá-las em bom proveito.
Muitas vezes será preciso despir-se de velhos conceitos. E todos sabem como é difícil aprender a ficar nú. A grande necessidade de estar vestido, de ter razão, nos leva ao empobrecimento do saber. Conhecer a verdade é encontrar a liberdade no pensamento. No diálogo vence o verídico ou encontraremos a erística.

sexta-feira, junho 03, 2011

Fé sem o mínimo de conhecimento gera preconceito

Bem além do significado da palavra preconceito, juízo preconcebido, esse vocábulo nos diz algo mais sobre a natureza humana. A resistência ao diferente. Seja essa diferença o estereótipo que representa algum grupo de pessoas e comportamentos, cultura, tradição, etc. Crenças anteriormente formadas, sem bases em conhecimentos reais sobre o objeto de repulsa.
Preconceitos são gerados em ideias que não passam pela peneira da verdade. Nem se baseiam em nenhum fato ou argumento válido. O preconeito também pode ser entendido com uma barreira invísível para separar mundos(indivíduos) que aparentam ser diferentes, porém são mais "iguais" do que imaginam ser na realidade.