domingo, setembro 18, 2011

Mitos e os deuses antigos

Zeus, afrodite posseidon, cupido, chandra, dianius e tantos outros deuses só para citar como exemplo, habitaram a imaginação e a crença de gerações por milhares de anos. Talvez ainda habitem. Seja na Grécia, seja em Roma ou em outras culturas e civilizações, a solidão "espiritual" do ser humano levou indivíduos, e então grupos, das mais diversas classes e culturas a encontrar justificativas, explicações sobre o passado, presente e previsões para futuro. O futuro sempre inquietou nossos antepassados. Nos inquieta até agora. Olhamos para trás, passado, para explicar o que está acontecendo. Vemos o presente para moldar o futuro.
Simbologias, ícones, arquétipos como nomeou Jung, seja o que forem, eles estão presentes dentro de nós não como deuses mas características qualificadoras e quantificadoras, em maior ou menor grau de influência. Cada um deles representa a natureza e seus elementos e também, quando explicitados, a natureza humana. Eles nos regem, influenciam cada minuto de nossa vida. Como uma balança, pesam ora pra um lado, ora para o outro.

Estamos repeletos de deuses em guerra dentro de nós? Não. Cheios de sentimento de todos os tipos, do ódio ao amor passando pela ira, desejo, paixão, etc.

O olhar para dentro pode nos fazer diferentes dos irracionais...