Esse Blog objetiva apenas juntar retalhos de reflexões pessoais do autor sobre assuntos os mais diversos. Não tendo caráter científico, pode vir a conter incoerências. As informações deverão ser corrigidas logo que sejam percebidos erros; Quanto às ideias, podem ser sempre repensadas.
segunda-feira, outubro 14, 2013
Professor, assim como o engenheiro, constrói pontes. Essas, as vezes, mais firmes que as de concreto.
A educação confunde-se com a vida. A educação é um caminho pavimentado, cujo destino é preciso ser conhecido.
Há educação e educações.
A educação é a aprendizagem numa forma mais complexa.
É comum confundir-se aprendizagem e educação.
Os animais aprendem. Há células que aprendem. Há computadores aprendendo.
A educação é a aprendizagem momentaneamente direcionada.
Exemplos de educação:
Educação familiar. Você certamente já ouviu falar que educação vem de berço.
Educação informal. Dizem que o mundo ensina a viver.
Educação escolar. É uma educação institucionalizada, ou seja, formal, cujo objetivo é traçado normalmente por órgãos governamentais, com um certo viés político-ideológico.
Educação tecnológica. A educação que faz-se com um intuito de dominar conhecimentos, criar e utilizar ferramentas com o propósito de suprir a necessidade do indivíduo e do grupo social ao qual ele pertence de forma mais eficaz possível . Normalmente essa é a educação para o trabalho.
Podemos citar outros tipos de educação como a religiosa, filosófica, científica, etc.
Em todos os tipos de educação estão presentes quatro componentes indispensáveis, análogos aos lados de um quadrado: o aprendiz(sujeito imerso no processo de aprendizagem), o ensino(ou informação), a predisposição(o querer) do aprendiz em adquirir certo tipo de conteúdo para sua maturidade(elevação de nível) a fim de compreender e transformar o que é aprendido posteriormente em conhecimento, valor ou comportamento. Ops, melhor falar em pentágono. O quinto componente necessário: o agente promotor da educação.
Fazendo uma analogia, a educação seria um caminho pavimentado a ser seguido pelo aprendiz. Evidentemente o caminho não aparece do nada. Alguém preparou e pavimentou a estrada, para que seja percorrida por outros que normalmente tenham a necessidade de chegar ao lugar onde leva esse caminho.
Continuando na analogia, o agente promotor da educação(que na educação formal um deles é o professor) seria em muitos casos um guia nessa estrada.
(cont.)
sábado, outubro 12, 2013
... Entrementes ...
São nos "entrementes" que nossa vida flui a maior parte do tempo.
Estão contidos nesse espaço-tempo: o agente, os objetos e a importância(valor) que o agente dá a cada um desses objetos.
Entendamos aqui que me refiro a objeto como qualquer coisa que desperte nosso interesse ou que possamos perceber como presentes em nossas vidas mesmo que esses não sejam palpáveis. Exemplo: família, imóveis, ferramentas, trabalho, time de futebol preferido, etc
Evidente, nós, individualmente, como agentes, valorizamos cada coisa em proporções diferentes.
E o que nos faz valorizarmos diferentemente as coisas?
Assinar:
Postagens (Atom)