quarta-feira, fevereiro 15, 2017

Discurso de ódio

   Hate speech, no inglês, proferidos pelos chamados haters, disseminando discriminação e podendo provocar violência, já que ofende em geral, pessoas passíveis de serem oprimidos por estarem muitas vezes em minoria ou em estado de marginalização ou alguma forma de inferioridade. 
   Os haters se amparam em muitos casos nas leis que dão lhes o direito a expressão livre. Mas esse direito de expressão não pode ser  livre de limites.
   O discurso de ódio, como a própria expressão diz, dissemina ódio sem uma razão de ser, causando no alvo dos discursos consequências as vezes desastrosas.
    Esse falar, ao contrário de chamar ao debate, objetiva mesmo é calar a vítima desse ódio proferido. Os que, em alta voz, difundem o discurso de ódio, chamados as vezes de politicamente incorretos, o utilizam para cercear direitos daqueles que são seus meros objetos de ódio.
   Uma das mais conhecidas modalidades de discurso de ódio é o bullying. Outros exemplos de discurso político de ódio que não podemos esquecer são o nazismo e o fascismo que oprimiram populações e etnias inteiras no século passado.