terça-feira, setembro 26, 2017

Revolução

   Ao ouvirmos a palavra revolução logo nos vem em mente a França e sua mais famosa insurreição(1789). Foram dez anos que mudaram para sempre o mundo conhecido daquela época. Até então, a nobreza era tida como dom de Deus. O absolutismo, o qual governou muitas nações durante séculos, dava ar de desgaste e cansaço. Em parte pela incompetência e gigantescos excessos dos nobres governantes, e em parte pelas atrocidades e injustiças cometidas em nome da fé e nas cobranças excessivas de impostos.
   John Locke, Voltaire e Rousseau, entre outros, inspiraram correntes políticas(iluministas) as quais insurgiram-se contra a monarquia. Pena que naquela época, sem perceberem, trocaram uma "ditadura" por outra. Me refiro a esse período revolucionário, posto que até hoje vivemos às sombras dos ideais daquela época,  houveram progressos. É certo.
   O termo revolução, na astronomia, significa a volta que um corpo celeste completa em sua órbita, a partir de um dada posição apontada como inicial. Ou seja, ele passa periodicamente pelo mesmo ponto; Faz sua revolução.
   Na sociedade em que vivemos, a história nos mostra que periodicamente acontece uma revolução. Aliás, várias, se olharmos em diversos aspectos da vida em sociedade. Sejam: revolução tecnológica, de hábitos, de políticas, filosofias, etc. Quando algo não está do agrado, partes da sociedade acham-se descontentes e isso os  levam a querer mudança. Efetiva-no se obtiverem o poder suficiente para tal. É costumeiro das novas gerações. Uma geração nunca está contente vivendo sob a política, costumes e cultura, entre outros aspectos de convivência da geração anterior. Procura-se até mesmo o avesso da outra. POde-se até perceber que passam pelo mesmo ponto em que outras gerações já passaram. Bem ou mal, já tivemos oportunidade de aprender. Mas teimamos em querer repetir. Repetem mentiras até que essas tenham cara de verdade. Porém, continuam mentiras.
   Quão sólida poderá ser uma sociedade que não acredita mais em suas instituições, nem dá crédito ao que fala os que a representa?
   A mentira tem pernas curtas, mas um corpo tão grande quanto a sua idade..
   Aqueles que são corrompidos e se deixam corromper, antes do dinheiro, roubam a confiança do povo.
   Penso que quando a lei máxima começa a receber remendos, um atrás do outro, é sinal que está em tempo de se postular uma nova, completa. Remendos não nos representa e nem aos objetivos iniciais do momento em que foi feita.
   Ponto pacífico: a revolução acontece quando o povo(maioria ou minorias) está insatisfeito com o "para onde estão nos levando?", ao mesmo tempo em que exista uma disputa grande pelo poder. 
  A propósito: exatos cem anos após a França, o Brasil decretava a sua revolução particular, com a abolição da escravatura, um ano antes, e a proclamação da república. Há quem diga que foi um golpe ao status quo vigente(império) arquitetado pelos positivistas(1889).