Mentira tem um novo nome, ultramoderno: fake news.
Nesse caso é a mentira de massas. A mentira que é criada geralmente com objetivos concretos de grande alcance e enorme repercussão como se fosse o fiel retrato de um fato acontecido. Não é de hoje que as fake news ou notiícias falsas nos assombram. O que vemos diferente do passado(quando órgãos com o a KGB espalhavam notícias falsas pelo mundo a fora) é que hoje existem empresas especializadas em criar grandes mentiras de acordo com o pedido do cliente(políticos, por exemplo).
O maior amigo da fake news é a ignorância. Ignorar o tipo de assunto de que trata aquela manchete e estar desinformado e não querer por-se a par da verdade. Há pesquisas que indicam que pessoam ajudam a espelhar as notícias falsas, na maioria das vezes, por preguiça de verificar nos meios tradicionais da imprensa se isso trata-se de um fato ou invencionice. Em outros casos por querer impactar, como alguém que está mais update(atualizado) que seus contatos nas redes sociais, como se estivera a dar um "furo de reportagem". Mas há casos tão graves que até mesmo a mídia tradicional estar a ser enganada(deixa-se propositadamente?) pelas fake news e caem nesses não menos modernos "contos do vigário".
Mas estamos caminhando para algo ainda pior: A destruição da história. Há quem queira reescrever, senão toda, partes da história ao seu bel-prazer. Negar a ciência por trás da história, que é a pesquisa dos fatos históricos, muitas vezes documentados, na tentativa de esconder, negar ou justificar, no presente, atitudes inaceitáveis de pessoas ou grupos. Pensam: vamos destruir a Heurística.
Negam! A história não foi bem assim! Contemos a nossa! Leiam a nossa verdade...
A verdade muitas vezes se torna inconveniente. Se ela está em livors, então tentam queima-los(veja o que aconteceu na Alemanha em 10 de maio de 1933).
Mas o que vejo agora é bem pior que aquilo: recontar a história do jeito que eles acham que aconteceu ou que seja o mais convincente, conveniente e adequado àquele momento.
Pessoas ou grupos que tem suas convicções alicerçadas em mentiras não podem e nem devem ter objetivos nobres.
Lembremos: Quem queimou livros, queimou pessoas.
Quem quer reinventar a história, quer por fogo no futuro.
Espero estar enganado, mas percebo que caminhamos para a popularização de outra frase de efeito: Fake History.
Exemplo: O nazismo era de esquerda.