domingo, março 26, 2006

Uma pergunta: onde estavam os protestantes da Alemanha quando da ascensão do nazismo?

O protestantismo nasceu na Alemanha com Lutero e outros, como reação às atrocidades e venda de indulgências pelo império da igreja na idade média. A Alemanha, até os dias de hoje, conserva-se dividida entre 50% de católicos e 50% de protestantes, se desconsiderarmos outros credos minoritários, agnósticos, ateus, etc.
Sabe-se que na segunda guerra foram perseguidos os judeus, assim como diversas minorias consideradas impuras, como os ciganos e os testemunhas de Jeová.
É sabido que a Igreja Católica Romana apoiara o partido nazista em 1933. Sendo traídos pelos próprios nazistas um ano depois com a proibição das atividades de comunidades católicas.
Sabe-se também que em 1937 os hitleristas procuraram dominar através da associação dos ‘Cristãos Alemães’, nazistas convictos, disposta a ‘acomodar’ as Escrituras ao credo nacional-socialista, expurgando-as de tudo que pudesse recordar o judaísmo, o anti-racismo, etc. Sob a direção de Martin Niemoller (que, em 1937, foi internado num campo de concentração), a maioria dos pastores luteranos protestou.”
Mas nada mais que protestos. Quase nada se tem em informações sobre o papel das comunidades protestantes na Alemanha por aqueles dias.
Onde estavam, então, os auto-proclamados mais esclarecidos e conhecedores da Verdade cristã?
Ei de me inteirar mais sobre esse assunto. O que me parece é que foram eles também dominados pela insensatez que permeia a alma humana quando está pobre e sem sede por liberdade.

Nenhum comentário: