Esse Blog objetiva apenas juntar retalhos de reflexões pessoais do autor sobre assuntos os mais diversos. Não tendo caráter científico, pode vir a conter incoerências. As informações deverão ser corrigidas logo que sejam percebidos erros; Quanto às ideias, podem ser sempre repensadas.
quarta-feira, junho 08, 2016
Cultura, para quê?
Existem diversas definições para cultura. Nunca completas e sempre contestadas ao passar dos tempos.
Há, entre estudiosos, quem jure que a cultura é apenas a parte do patrimônio imaterial de um povo. Como exemplos a música, o modo de fazer a arte, as tradições, hábitos, costumes, etc. A cultura estaria para o homem como o software para o computador. É o jeito como se vive e o modo como cada grupo de pessoas valora as coisas e os comportamentos, costumes e tradições.
Outros dizem que da cultura também faz parte objetos materias como construções, artes, artesanatos, utensílios, etc. Nesse caso, a cultura estaria para o homem como o software e o hardware juntos estão para as máquinas computacionais. A música e os instrumentos; Os quadros e os pincéis; A maneira de cultivar os alimentos, o modo de preparo e a maneira de comer; são os exemplos mais simples disso.
O que ninguém discorda é que a cultura é passada das gerações anteriores para as atuais, muitas vezes modificada e, dessa passada de herança para as próximas gerações.
Pensadores afirmam que, principalmente, o que nos diferencia dos outros animais é a cultura.
Diferentemente da educação que por vezes é direcionada por um ou mais grupos sociais, a cultura é no seu cerne espontânea e libertária. Em minha opinão a cultura não pode ser forçada. Influenciada, sim. Forjada, nunca.
Em resumo a cultura é tudo que é produzido do intelecto humano, verdade ou não, seja arte, trabalho, religião, ciência, filosofia, etc.
A cultura sofre influênica direta do ambiente local ou locais em que o ser humano esteja baseado, como também das crenças e cultos religiosos, hábitos e educação em que esse e outros grupos sociais estão submetidos.
Indiretamente é também influenciada por culturas de grupos sociais distintos desse com o qual seus membros se inter ou transrelacionam.
Cultura para quê? Para viver.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário