domingo, novembro 26, 2017

Oráculo e a Inteligência Artificial

As consideradas mentes mais brilhantes da atualidade advertem para o perigo da IA(Inteligência Artificial).

“Eu temo que a IA pode substituir seres humanos de uma vez. Se pessoas desenvolvem vírus de computador hoje, alguém vai desenvolver uma IA que melhora e replica a si mesma. Essa será uma nova forma de vida, mais avançada do que a humanidade” - Stephen Hawking

“A IA é um risco fundamental para a existência da civilização humana de um jeito que acidentes de carros, tragédias aéreas, drogas ou comidas estragadas nunca foram” - Elon Musk

   Estudo recentes a respeito do desenvolvimento da IA preveem que, em algum momento entre os anos de 2028 e o 2150, a capacidade de inteligência da IA ultrapassará a de nós humanos. Mas, bem antes disso, a IA já será substituta em muitos trabalhos que humanos fazem hoje. Não falo de robôs mecânicos, que hoje já estão bem incluídos no dia a dia de grandes indústrias, mas de trabalho intelectual, tendo como consequência o desemprego em massa.

   Acredito que o perigo principal que vislumbro é na tomada de decisões às cegas auxiliadas apenas por conselhos de uma IA que utiliza-se de incontáveis varáveis matemáticas e "ditará" aos políticos e tambéma quem tem poder de decisão, sobre se uma guerra, por exemplo, deverá ser travada ou não, e como deverá se seguir e ser essa guerra. Os números não tem piedade.
   Eu posso dizer com convicção: a IA poderá ter informação quase infinita; mas informação não é conhecimento. Muito menos razão.
   Não acredito numa IA que poderá filosofar no sentido humano. Nem mesmo que possua o sentido de gostar ou desgostar de alguma coisa, nem amar.
   Toda IA é um monte de estatisticas fornecidas por incontáveis bancos de dados disponíveis para ser relacionados e processados. A IA é matemática. É amostra Probabilística e estatística. Medida das incertezas.
   Mesmo se for assim como penso, é temerário tomar decisões somente colhendo números. Por trás de números existem pessoas e suas famílias. Nem sempre a decião mais lógica deve ser aplicada na prática. Posto que, se assim o fosse já teríamos nos exterminado uns aos outros. É bem verdade que estamos destruindo o único planeta que pode suportar a vida e a nossa vida. Também é verdade que temos tomado decisões erradas.
    Para fazer a melhor escolha é que deve existir a boa política. Na política, pode-se materializar o sentimento humano da paixão e da compaixão.
   Sim o humano erra. Mas, quando quer, também acerta. 
    Inteligência artificial é matemática na prática, mas a vida é sentimento.
    Sim, antes que pergunte, a IA poderá torna-se o novo Oráculo de Delphos.

Nenhum comentário: