O homem, do nascimento até sua maturidade, passa por etapas semelhantes à história do ser humano na sua evoluçao:
Descobre o que está ao seu redor, que não está sozinho e que há fontes de prazer com os seus sentidos;
É também "apresentado" bem cedo a dor ou a algum tipo de desconforto ou privação;
É submetido aos perigos do ambiente em que vive;
Faz descobertas subjetivas sobre a realidade que o cerca;
Faz experimentações no intuito de testar aquelas pequenas descobertas, que para ele são grandiosas e, assim, descobre ainda mais coisas sobre sua realidade.
Fico maravilhado quando paro pra pensar sobre a capacidade de assimilação, memorização e criatividade que tem uma criança seja ela de qual idade for. A criança é uma investigadora. A tudo observa. Quer pegar. Para ela tudo parece ser fonte de prazer. Mas ao mesmo tempo é origem de conhecimento o qual ela precisará cada vez mais ter pra pode ir lidando com as novidades que a cada dia surgem em sua vida. Parece ser muito difícil conceituar inteligência de forma definitiva, porém não devemos negar que qualquer conceito tem que passar pela capacidade principal que faz o ser humano um ser inteligente: a competência em aprender, assimilar o que foi aprendido relacionando-o a outros conhecimentos e em seguida sendo criativo.
É a pergunta que leva o homem até a realidade.
A criança faz perguntas. É a sede do saber. E quando a respostas já não a satisfazem, ela vai em busca de suas prórpias respostas. Talvez aí, começando sua maturidade.
O senso comum está presente na ingenuidade de uma criança. Quando se busca algo além do senso comum aparece aí uma necessidade imperiosa de mais precisão nas informações. Essa necessidade leva-nos ao que chamamos comumente de ciência.
Para estar ciente e não apenas consciente da realidade que o cerca, o homem tende em não aceitar o mundo como ele é apresentado a si por contemporâneos e também por seus antepassados. Se assim não o fosse, não haveria o progresso na aquisição de conhecimento sobre tudo o que existe.
Por que um batom é um batom? Por que a lua tem fases? Por que a mulher tem suas "fases"?
Por que existe o azul, o preto ou todas as outras cores?
Como resolver algo que me aflige. E como ser rápido nisso?
Para cada resposta existe um caminho a percorrer. Nem sempre chegar a conclusões e soluções é fácil.
Se fizermos uma analogia, aquele que busca conheciento é um atleta. Há atletas que não conseguem transpor certas barreiras. Mas há um grupo especial de atletas que consegue vencer as barreiras sem grandes dificuldades. Assim são as pessoas que se dedicam a estudar a realidade que os cerca.
A ciência nasce necessariamente na pergunta e vive da inconformidade da resposta.
Buscar na ciência é tentar responder com a verdade mais precisa.
A ciência é, em sintese, a busca pela resposta.
Há ciência porque queremos a resposta verdadadeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário