O golpe, nas artes marciais é um movimento que podemos executar com objeto ou parte de nosso corpo em direção a um adversário com a intenção objetiva de causar danos ou provocar um efeito danoso. Assim existem vários tipos de golpe seja com as mãos, pés, cabeça, até as nádegas.
Acredito que levaram esse conceito para política, tanto que a tradução para alemão é Putsch e para o francês Coup também é golpe.
Golpear quem está no poder para desse tomar as rédeas do estado.
Normalmente um golpe de estado se dá por vias de violência. Seja essa violência física ou violência contra as leis e instituições vigentes.
Outro coisa a observar-se no golpe é que esse é executado por quem normalmente não teria respaldo popular para exercê-lo e que conhece bem as leis e dela se aproveitará de uma forma ou de outra.
Posto o golpe, geralmente na tomada do poder se proclamam novas leis ou se revogam parte das atuais, para dar respaldo jurídico para as ações que serão tomadas no presente e no futuro, para também manter o status quo doravante e para dar ar de legalidade ao golpe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário