domingo, abril 23, 2017

O perfeito e a imperfeição

   Já dizia Fernando Pessoa :"O perfeito é desumano, porque o humano é imperfeito"
   O perfeito é completo. Mas tudo na realidade está incompleto.
   Todos têm corrido atrás da perfeição em tudo. Me lembra o burro andando atrás da cenoura que esta pendurado por sobre sua cabeça presa a carroça. Por mais que ele ande nunca vai a alcançar.
   Ferramentas foram criadas para a cada dia atingirmos um grau maior de perfeição.
   Vejam:
  • Impressoaras! Elas pintam e desenham como nenhum pintor conseguiria com precisão tremenda em cores, linhas e tons. 
  • O sintetizadores de música eletrônica replicam os sons de instrumentos da vida real, e emitem sons até de instrumentos que não existem, com afinação e purezas impecáveis.
  • Impressoras 3D moldam(imprimem) objetos desenhados virtualmente. Coisa impensável para um artista plástico ou escultor se atrever a concorrer com a precisão digital.
  • A Inteligência Artificial(IA) começa a tomar decisões mais acertadas que nossas decisões. 
  • Robôs nas fábricas, não cansam, não fazem greves e executam tarefas repetitivas sem reclamar e com exatidão.
Somente para citar alguns exemplos de ferramentas criadas pelo homem nessa incessante busca pela perfeição.
   Mas a pergunta que não cala é: nos serve mesmo a perfeição? Somos incompletos, imperfeitos.
   Imperfeito não é sinônimo de imprestável.
   Imperfetio está mais para "feito com diferenças".
   Dois quadros nunca serão iguais mesmo pintados pelo mesmo pintor. Eles podem parecer-se iguais, mas muitos detalhes não fugirão dos nossos olhares. Talves seja essa a graça: Saber que há alguém por trás daquele trabalho, que deu o melhor de si. Que os temperou com pitadas de humanidade. Isso faz deles peças únicas. Parecidos, mas com suas imperfeições.
   Se todas as mulheres fossem perfeitas, se os homens fossem todos perfeitos, se tivéssemos os mesmo gostos, se tivéssemos as mesmas aparências como se fôssemos feitos em formas perfeitas, ah ... que chato seria! Seríamos como saídos de uma linha de montagem.

   Há uma corrente de pensamento político-social que nos quer levar a padrões de comportamentos, de ações, de pensamentos, de aparência, etc. Padronizar vinhos? padronizar cores? formas? texturas? ideias?
   Que bom que erramos tentando! Que bom que somos diferentes! Que bom que somos feios e bonitos! Produzimos algo imperfeito! Mas a próxima geração poderá melhorar e vai errar também.
   O importante é querer e agir para  acertar ou consertar.
   Padrão é o contrário da arte. A arte é a diferença. O padrão é o costume que não varia. É, também, até certo ponto, a  tradição.
   O movimento é mudança. A mudança transforma. A transformação faz a diferença! 
 Como os franceses e ingleses dizem: "Vida longa para o diferente!" (Vive la différence!)

domingo, abril 16, 2017

Todos somos Negan

   Essa semana eu tive vários sentimentos distintos ao constatar, com a revelação pública dos depoimentos dos delatores da Odebrecht, no que a política do Brasil se trasformou.
   Nada que nós não já soubéssemos,  bem lá atrás com as primeiras denúncias, com as gravações de escutas telefônicas, ou mesmo com o escândalo do Mensalão.
   Os brasileiros adolescentes de minha época (anos 80/90) já cantávamos a música dos Paralamas Do Sucesso "Luís Inácio(300 picaretas)".
   Àquelas alturas não sabíamos que Ele mesmo teria bebido da mesma água.
   Mas é como o marido, ou a esposa, traídos. Sem a materialidade (a cueca ou calçinha na mão) ou uma confissão do "mardito" ou da "mardita",  não acreddita que o inegável seja de fato verdade. Traidores Negam até a morte.
   Quando vemos uma única empresa ter tantos tentáculos nos setores público e privadoe ter tanta influência a ponto de querer comprar não somente as leis mas partidos, não dá pra se sentir em um estado digno de orgulho.
   O cidadão honesto brasileiro é a esposa traida. Me senti traído.
   Outro sentimento que tive é o mesmo que os personagens do grupo de Rick, da série estadunidense que muitos assistem, The Walking Dead.  No final da sua sexta temporada, quando, no ambiente apocalíptico que se passa a série, encotram uma comunidade que exerce o domínio sobre todas as outras comunidades ao seu redor a base de força e persuasão do seu líder. Todos os membros dessa comunidade se chamam Negan. Para todos os lados que vão: Negan. Não podem ter outtro nome se não Negan. Anulando toda sua individualidade em favor do líder Negan.
   Então, todos são Negan.
   Não importa quem elejamos para nos representar.
   Ele será um Negan.
   Como mudar isso?
   Eu sinceramente não sei. 

terça-feira, abril 11, 2017

A delação do fim do mundo.

   Enfim a "delação do fim do mundo" chegou. No dia de hoje um ministro do supremo disponibilizou a lista com os nomes de políticos, na ativa ou não, que foram delatados por executivos da Odebrecht.
  A nata da política brasileira foi denunciada. A elite que mandava, manda e desmanda os rumos da nação brasileira, decide o que fazer com o nosso dinheiro convertido em imposto, ou nossa crença em votos de esperança, transformados em poeira. Partidos vendidos. Leis compradas. Faziam o que queriam. O povo pensava que o governo era público. Nunca na história desse mundo ouvi falar sobre um governo tão privatizado. Políticos vendidos de corpo e alma ao capital privado das mais diversas empresas. Essas usufruiam de facilidades para ganhar dinheiro às custas do descaso com a coisa pública. Modificavam as leis conforme sua vontade particular. Onde sobra dinheiro para propinas, falta em hospitais populares, nas escola da criança que não tem a mesma oportunidade dos filhos daqueles que surrupiam o dinheiro do caixa público.
   Ouvi uma frase hoje:"Tudo está contaminado". Pura verdade!
Nossa constituição foi modificada sem o respaldo do povo.  A Constituição "cidadã" está esquartejada! Emendas foram compradas!

   Eu não sei se vou ver esse sistema político melhorar um dia.
  Consciente, estou, que não devo ter muitos anos para esperar por isso. Mas não custa sonhar que pelo menos as próximas gerações verão as pessoas serem tratadas por igual respeito, seus votos valerem de fato e representarem aqueles que neles creditaram uma fé de seriedade. Que todos venham a ter as mesmas oportunidades e a liberdade verdadeira de escolher seja lá o que for que queira escolher para as  suas vidas.
  Coisa certa: de hoje em diante somente engana-se com políticos quem quer realmente ser enganado ou que queira continuar enganando a si mesmo.
Querem terceirizar tudo. Querem nos impor uma lista fechada para votação.
Deveriam terceirizar o congresso. Só falta isso. Ja que eles dizem que é bom terceirizar, quem sabe assim as coisas passem a funcionar e com produtividade!
   De novo, a rainha está nua!