domingo, abril 16, 2017

Todos somos Negan

   Essa semana eu tive vários sentimentos distintos ao constatar, com a revelação pública dos depoimentos dos delatores da Odebrecht, no que a política do Brasil se trasformou.
   Nada que nós não já soubéssemos,  bem lá atrás com as primeiras denúncias, com as gravações de escutas telefônicas, ou mesmo com o escândalo do Mensalão.
   Os brasileiros adolescentes de minha época (anos 80/90) já cantávamos a música dos Paralamas Do Sucesso "Luís Inácio(300 picaretas)".
   Àquelas alturas não sabíamos que Ele mesmo teria bebido da mesma água.
   Mas é como o marido, ou a esposa, traídos. Sem a materialidade (a cueca ou calçinha na mão) ou uma confissão do "mardito" ou da "mardita",  não acreddita que o inegável seja de fato verdade. Traidores Negam até a morte.
   Quando vemos uma única empresa ter tantos tentáculos nos setores público e privadoe ter tanta influência a ponto de querer comprar não somente as leis mas partidos, não dá pra se sentir em um estado digno de orgulho.
   O cidadão honesto brasileiro é a esposa traida. Me senti traído.
   Outro sentimento que tive é o mesmo que os personagens do grupo de Rick, da série estadunidense que muitos assistem, The Walking Dead.  No final da sua sexta temporada, quando, no ambiente apocalíptico que se passa a série, encotram uma comunidade que exerce o domínio sobre todas as outras comunidades ao seu redor a base de força e persuasão do seu líder. Todos os membros dessa comunidade se chamam Negan. Para todos os lados que vão: Negan. Não podem ter outtro nome se não Negan. Anulando toda sua individualidade em favor do líder Negan.
   Então, todos são Negan.
   Não importa quem elejamos para nos representar.
   Ele será um Negan.
   Como mudar isso?
   Eu sinceramente não sei. 

Nenhum comentário: