A retórica que os professores faziam, desde meus tempos de garoto no Diocesano, de que aqui em se plantando tudo dá(ipsis leteris:"...dar-se-á nela tudo; por causa das águas que tem!), como escreveu Pero Vaz de Caminha em carta ao rei de Portugal, parece estar sendo percebida por além mares.
Se a partir de 1500 invadiram, violentando de diversas formas, voluntária ou involuntariamente, os que aqui viviam, hoje os alienígenas oriundos dos outros continentes estão vendo, finalmente, terra firme para aqui colocarem seus investimentos.
Reportagem da BBC Brasil diz que o Brasil, hoje, é o quinto melhor lugar do mundo para fazer investimentos. Isso tudo dito por um órgão da ONU(Unctad), depois de pesquisa feita exatamente com quem de interesse, que são as empresas transnacionais e especialistas no setor.
Não é difícil descobrir porque tanto interesse despertado agora. Depois de tissunamis, terremotos e furacões, parece ser mais seguro colocar dinheiro nas terras do pau-brasil. Melhor um pouco na cueca de alguém que tudo debaixo d´água.
Claro que não foi esse o principal motivador. A bem da verdade, devemos reconhecer que a economia vai bem, pois os frutos da austeridade fiscal e econômica levada a cabo pelo atual governo parece dar certo e a campanha de propaganda do país lá fora, com todas as viagens presidenciais pelos diversos continentes, despertaram algum interesse dos estrangeiros. Finalmente eles estão com olhos voltados pra cá, descobrindo que aqui tem algo mais que boas mulatas, carnaval e futebol. Com tempo, irão descobrir coisas ainda mais úteis. Quem sabe não entraremos num novo ciclo, como o da cana-de-açucar ou do café: o ciclo do bio-combustível(álcool, óleo de mamoma, etc), menos poluente e renovável. Mas há ainda muito mais coisas interessantes pra eles decobrirem. Estarão mais felizaes se descobrirem a fórmula de ser brasileiro, que a despeito de toda a violência urbana, é amistoso e sorri de jarra e panela vazias.
Quem tem olhos e quiser ver, veja.
3 comentários:
Postar um comentário